6 Dicas de Segurança no Trânsito

transito

Você sabia que algumas boas práticas podem evitar acidentes no trânsito? Promover a segurança no trânsito é fundamental para todos os motoristas, principalmente para aqueles que possuem habilitação recente ou não têm costume de conduzir um automóvel. É preciso estar sempre em alerta e saber se antecipar à possíveis imprevistos. Existem algumas situações propícias a acontecimentos indesejados, e ter cautela ao passar por elas ajudará a evitar problemas.

 

Algumas dicas ajudam a dirigir melhor e colocá-las em prática pode auxiliar na prática da segurança do trânsito eFseguranç de outras pessoas. Confira:

 

1 – Ultrapassagem

 

Ultrapassar veículos em vias de pista múltipla requer sinalização e muita atenção. Esses cuidados são maiores ainda quando a pista é simples. Ao pensar em fazer uma ultrapassagem, tenha muita cautela. Utilize a seta, e até mesmo o braço, para sinalizar. Olhe sempre pelos retrovisores para ter certeza que o caminho está livre. Não ultrapasse nas curvas. Se o veículo da frente for de grande porte, como caminhões, carretas, ônibus e outros, calcule a velocidade e a sua largura e só faça a ultrapassagem se tiver certeza que conseguirá realizar em segurança.

 

2 – Dirigir em pista molhada

 

Dirigir durante uma chuva forte é complicado até para os motoristas mais experientes. Nessas horas é preciso manter a calma e lembrar das regras básicas de segurança no trânsito, para evitar acidentes. Mantenha uma distância de segurança entre o veículo da frente, diminua a velocidade, principalmente durante as curvas, e evite passar por trechos com histórico de alagamento ou enchentes. Tente se manter nas faixas centrais das vias. Elas costumam acumular menos água, diminuindo as chances de ocorrer aquaplanagem (deslizamento sobre a água).

 

3 – Farol alto

 

O farol alto é um recurso exclusivo para ser utilizado em vias que não possuem iluminação pública. Apesar da necessidade de utilização nesses locais, deve-se ter cuidado com os veículos que estão vindo no sentido contrário. A luz alta pode dificultar a visão do motorista, aumentando o risco de acidentes. Ao cruzar com outro carro, diminua os faróis. Além de evitar acidentes, você também promoverá as boas práticas do trânsito.

 

4 – Rastreamento

 

A tecnologia nos ajuda muito a realizar as práticas da direção defensiva. O rastreamento veicular estimula a segurança no trânsito, permitindo o monitoramento do veículo e das ações do condutor. O rastreador veicular fornece informações sobre: velocidade, frenagem, tempo de locomoção, distância percorrida e outros dados, que possibilitam avaliar o comportamento do motorista e entender a forma como ele vem dirigindo. Essa solução é muito eficaz para empresas que tem seus veículos conduzidos por funcionários, principalmente frotas.

 

5 – Respeite as sinalizações e promova a segurança no trânsito

 

O Código de Trânsito Brasileiro apresenta um conjunto de sinais definidos para melhorar a fluidez das vias e aumentar a segurança dos motoristas e pedestres. É inevitável respeitar todas as sinalizações. Os sinais podem ser:

 

– Verticais (placas de sinalização);

 

– Horizontais (faixa de pedestre);

 

– Dispositivos de sinalização auxiliar (cones, cavaletes);

 

– Luminosos (semáforo);

 

– Sonoros (silvo de apito);

 

– Gestos do agente de trânsito e do condutor.

 

6 – Velocidade

 

Respeitar a velocidade máxima das vias é lei. Deve-se usar o bom-senso e manter a aceleração de acordo com as condições do trânsito. Dirigir em velocidade inadequada reduz o tempo de reação eficiente do motorista. Aumentando o risco de acidentes em situações inesperadas.

 

Dirigir e praticar a segurança no trânsito é primordial. Tenha cautela no trânsito e evite qualquer tipo de acidente.

Compartilhe esse post:

   
   

 

 

Seja o primeiro a comentar!

Top