Antes de comprar um carro usado veja essas dicas

feirao usados

Vamos falar de alguns detalhes para avaliar o estado do veículo e, na duvida sempre peça a opinião de um mecânico e de um funileiro de confiança. Evite olhar o carro molhado ou em locais fechados. Problemas na lataria, riscos e ferrugens tornam-se menos visíveis. Olhe ao sol e de todos os ângulos possíveis.

Carroceria

1) Procure por superfícies descoloridas e foscas, ondulações exageradas na chapa, painéis com cores não exatamente iguais, lanternas diferentes, isso indica se o veiculo já foi batido.

2) Observe se as portas fecham com facilidade, se o espaço compreendido entre a roda e o pára-lama é igual nos quatro lados e, principalmente, se há soldas na parte inferior do carro. Sinais desse tipo podem ser indício de acidente com danos ao monobloco. Se for esse o caso, desista da compra.

3) Com um ímã enrolado em uma flanela passe-o pela lataria. Se em algum ponto o ímã se desprender, é porque aí houve um conserto onde foi usada massa plástica. Bater os dedos na lataria e ouvir um som mais oco, é outra forma de perceber a presença de massa plástica.

4) Procure respingos de tinta na lataria do carro, nas rodas, nos pneus, na suspensão, nos para choques, no compartimento do motor, nas tampas do porta-malas e na parte interna do capô. São sinais de repintura.

5) Veja se há ferrugem no porta-malas. Compartimento do motor, soleiras das portas, junções das chapas e nas soldas, isso pode ser evidência de algum retoque na pintura, feito devido a uma colisão.

Interior

1) Os bancos não devem estar caídos, rasgados ou cheirando mofo.

2) Verifique o estado dos cintos de segurança e do painel de controle.

3) Confira sob os carpetes se há umidade, o que denuncia infiltrações, problema difícil de ser resolvido.

Temos três modos de adquirir um carro usado. Veja aqui os prós e contra de cada sistema:

1)       Lojas ou concessionárias -  Como a loja é um estabelecimento comercial, está obrigada a oferecer garantia ao consumidor, como manda o Código de Defesa do Consumidor. A desvantagem é que o preço pago é um pouco maior que o de mercado.

2)       Feira de automóveis - Você não deve fechar o negócio no local; deixe para finalizar durante a semana. Outro detalhe é que, hoje, as feiras, são frequentadas sobretudo por comerciantes. Com isso perderam um pouco a sua característica de proporcionar o contato direto do proprietário com o interessado na compra.

3)       Diretamente com o proprietário - Com um pouco de conversa, você pode conhecer melhor a procedência do veículo: se o dono é uma pessoa cuidadosa, em que tipo de terreno o carro foi usado e qual o motivo da venda. Para chegar a isso, o melhor caminho é procurar as ofertas em classificados na internet. Uma outra ressalva é que, nesta relação comercial, o consumidor não tem a garantia que existe na compra feita em lojas, pois o vendedor não pode ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, pois ele não é um profissional de vendas de carro, no caso.

Faça um Test-drive antes de fechar o negocio. Leve o carro para uma pista reta, plana, que permita o uso de todas as marchas, ficou na duvida ? leve o carro a um mecânico de confiança e peça que ele de uma boa olhada.

Compartilhe esse post:

   
   

 

 

Seja o primeiro a comentar!

Top