Carro Automático ou Automatizado? Você sabe as diferenças?

Câmbio de carro automático

O Mercado Automotivo vem buscando mais conforto para quem dirige, e por isso vem desenvolvendo novas tecnologias cada vez mais atraentes para os consumidores. Entre essas novidades estão os câmbios Automáticos e Automatizados.

Mas qual a diferença entre esses dois?

Para boa parte dos motoristas, ambos são a mesma coisa, afinal em nenhum dos dois existe a presença do pedal de embreagem. Então vamos desfazer o mal entendido, e mostrar algumas das diferenças.

Inicialmente o que diferencia câmbio Automático e Automatizado são os componentes, identificados nas trocas de marcha pelo motorista.

Nos Automáticos as trocas são mediadas por conversores de torque, existem engrenagens planetárias que são combinadas por meio de dispositivos hidráulicos. Para fica bem claro. Não há embreagem e a troca ocorre de forma automática, sem a intervenção do motorista.

Já os carros com câmbios Automatizados, as trocas são parecidas com as de carro manuais. Existe a presença de embreagem, embora não exista o pedal para efetuar a troca de marchas. O que acontece é que tanto o acionamento da embreagem quanto as trocas de marchas são efetuadas por atuadores hidráulicos.

Simplificando o que é Automático e Automatizado

Então para simplificar a diferença entre câmbio Automático e Automatizado em uma simples frase, podemos dizer que: O câmbio Automatizado é uma versão intermediária entre o Manual e o Automático.

Embora as diferenças sejam grandes para as montadoras, a semelhança em dirigir faz com que carros de pequeno e médio porte sejam cada vez mais parecidos na dirigibilidade no Brasil.

A próxima vez que for comprar um carro, fique atento. Bom passeio, boa compra e sempre respeite o transito.

Compartilhe esse post:

   
   

 

 

Seja o primeiro a comentar!

Top