Amortecedor, porquê é tão importante

A Suspensão é um dos componentes de maior importância no seu carro. Uma parte fundamental dela é o amortecedor responsável por amortecer os impactos entre o carro e o piso, além de ser fundamental na segurança, frenagem e estabilidade do carro, principalmente em curvas.

Os sistemas de segurança, como ABS, controle de tração e estabilidade, só irão funcionar corretamente se os amortecedores estiverem em perfeito funcionamento.

O desgaste dos pneus também pode aumentar em até 20% em caso de uso prolongado dos amortecedores danificados. Se eles estiverem ruins podem fazer com que o carro  venha a aquaplanar, pois não irão gerar carga e atrito suficiente para manter a suspenção para baixo e consequentemente diminuir a lâmina de água entre o piso e o pneu.

Para verificar se o amortecedor está em boas condições (ou não), busque notar se a carroceria está balançando mais que o normal, se em curvas o veículo começa a fugir nas frenagens e se existe quantidade de óleo acima do normal entre o eixo e o corpo do amortecedor.

Se constatar algumas dessas situações, não tenha dúvida, está na hora de trocar o amortecedor.

De uma maneira geral a suspenção deve ser toda feita quando surgir algum problema, seja no amortecedor ou em qualquer outra peça que faça parte da suspenção. Aí é quando também se recomenda a avaliação e balanceamento das rodas. Este é o momento ideal para fazer uma revisão na suspensão de seu carro.

Lembre-se de sempre trocar os amortecedores em pares, para evitar que um amortecedor velho diminua a vida útil do novo instalado.

Além do amortecedor, todos os demais componentes de seu carro sofrem desgastes, a substituição deve ser feita, pela detecção do problema ou em caráter preventivo com as recomendações do fabricante.

Bom passeio e sempre seja prudente no trânsito.

Quer saber mais sobre peças de reposição originais e genéricas? Então clique aqui.

Compartilhe esse post:

   
   

 

 

Seja o primeiro a comentar!

Top