Carros Elétricos no Brasil (Zoe) uma realidade.

carro-eletrico

Ainda vai levar algum tempo para que possamos ver carros elétricos circulando nas ruas do Brasil, enchendo as ruas das grande metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. Por enquanto só vemos os carros elétricos juntos em grandes eventos. Nesses eventos são discutidos assuntos como formas de eletrificação, pontos de abastecimento, entre muitos obstáculos que os carros elétricos podem encontrar no Brasil.

A única certeza que podemos ter é que vai chegar o dia em que veremos os carros elétricos rodando em nossas ruas sim, até antes que imaginamos. Por enquanto, a principal certeza é que os elétricos representam a próxima marcha rumo ao futuro da mobilidade, mesmo que alguns obstáculos importantes precisem ser superados nesse caminho.

A CPFL (companhia Paulista de Força e Luz), que opera o maior laboratório de modelos movidos a bateria do país, afirma que a maioria das redes de distribuição Brasil já está preparada para os carros elétricos. Ou seja, a principio, energia não será o problema. Por outro lado, só existe cerca de 140 postos públicos de recarga disponíveis, e, quase todos localizados nas regiões Sul e Sudeste. Pouco! Mas, por enquanto suficiente para os pouquíssimos elétricos que rodam pelas ruas e estradas brasileiras. Além disso, a indústria acredita que a maioria das recargas serão feitas nas casas dos usuários durante a madrugada. E acredite, em tomadas comuns!

Uma das realidades de carro elétrico no Brasil é o ZOE, da Renault.

zoe

O Zoe está no Brasil desde 2013, mas somente em 2018, pode ser comprado por aqui. Ele é o carro elétrico mais barato do Brasil, o valor sugerido dele e de R$ 149.990,00. Nos últimos cinco anos a Renault vendeu seu elétrico somente paraempresas interessadas em utilizar veículos com emissão zero, sendo assim, 50% dos carros vendidos no Brasil até hoje são da marca Francesa.

O pequeno monovolume chega na versão Intense com bateria Z.E. 40, capaz de entregar autonomia de 300 KM no ciclo europeu WLTO. Em tomada trifásica de 22KW, essa bateria recupera 80%, de sua carga em 1h40.

O motor por sua vês, é o R90, que gera 92 CV e 22,4 de torque, equivalente ao torque de um motor 2.0 aspirado.

Os interessados em ter um ZOE na garagem podem acessar https://eletricos.renault.com.br.

Compartilhe esse post:

   
   

 

 

Seja o primeiro a comentar!

Top