Peça de reposição automotiva, como reconhecer e quais as diferenças?

Peça original já vem no veículo, seja ele qual for (moto, carro, caminhão, etc.). A peça de reposição , seja ela original de fabrica ou paralela é produzida com as mesmas especificações da original, porém, como o próprio nome diz, é para repor (substituir) a original, que na maioria das vezes se desgastam com o tempo ou com a forma de dirigir do motorista. Para saber se uma peça de reposição tem qualidade ou não,  procure um profissional de sua confiança. Ele certamente terá condições de identificar se o produto é adequado (ou não), para seu carro.

Fique atento também se o valor da peça de reposição está muito abaixo do preço de mercado, se a embalagem foi aberta anteriormente, isso pode fazer a diferença na hora da troca de uma peça original por uma de reposição.

Mas ainda existem alguns pontos que precisam ser colocados, pois existem diferentes tipos de peças de reposição para seu carro. Genuínas, as originais e as genéricas.

peca de reposicao

Vamos falar mais sobre os tipos de peças do seu carro

As Genuínas são peças de reposição que seguem exatamente as mesmas especificações exigidas na linha de montagem, porém, são apresentadas exclusivamente na embalagem da marca (fabricante do veículo), e sua comercialização ocorre somente nas redes de concessionárias autorizadas.

Já as originais do seu carro, são apresentadas como substitutas das genuínas. São caracterizadas pela adequação ou intercambialidade, podem (ou não), apresentar as mesmas especificações técnicas da peça genuína. Elas podem ser diferentes quanto ao material utilizado na fabricação, deixando-a com durabilidade e resistência diferentes de uma genuína, entre outros fatores.

Finalmente chegamos as genéricas, que são fabricadas por empresas que desenvolvem equipamentos para produzi-las. Por muitas vezes a empresa que fabricou a peça genérica coloca um adesivo na peça como se fosse um selo de qualidade, sem realmente passar por uma avaliação adequada ou comprovada e por não ter uma homologação nem das montadoras, nem de nenhum outro órgão acabam tendo um custo menor para o consumidor.

Então a dica é; peça sempre a Nota Fiscal, ela é a garantia que você poderá ser ressarcido com seu dinheiro de volta ou com uma nova peça seja ela genuína, original ou paralela.

Bom passeio e respeite o transito.

Compartilhe esse post:

   
   

 

 

Comentários (3)


  1. Fabiano
    • 04/02/2019

    Procuro sempre colocar a peça mais barata, nunca me preocupei se era original ou não.

  2. Marcio
    • 13/02/2019

    Fabiano, acho que você está equivocado, algumas peças paralelas são de boa qualidade, vale a pena pesquisar com o mecânico de confiança qual marca de peça paralela tem o melhor custo x benefício.

  3. Carlos
    • 14/02/2019

    Eu acho a melhor opção, na maioria dos casos, adquirir peças paralelas/genuínas, pois as originais são bem mais caras e da a impressão que estamos pagando mais caro pela marca, acredito que a qualidade é equivalente.

Deixe um comentário!

Top