Qual super-econômico cabe no seu bolso: C3 ou 208?

c3x208

 

Os PureTech, Peugeot 208 e Citroën C3 usam da mesma base mecânica e trem-de-força para assumirem primeiro e segundo lugar no ranking dos carros mais econômicos do Brasil com motor a combustão.

Um salto considerável em conforto, segurança e tecnologia em relação aos modelos que detinham essa posição anteriormente: o Renault Clio e o Fiat Uno.

Além de serem os novos reis da economia, são campeões em eficiência. Oferecem uma conta menos no posto de combustível por conta do motor 1.2 flex de três cilindros e 90 cv com etanol (16,9 km/l na estrada para o 208 e 16,6 km/l para o C3, nas mesmas condições). Porem o custo na compra do carro chega a quase R$ 50 mil iniciais.

Confira a avaliação e os detalhes sobre os dois carros:

 

Peugeot 208 - O Dinâmico

 

Para quem escolher o compacto 208 terá que pagar um valor mais alto por um pacote que promete uma pegada mais premium, jovem e esportiva. O hetch não sai por menos de R$ 48.990 e chega a R$ 55.790 na versão mais cara como o 1.2, a Allure. Com pintura metálica marrom Dark Carmin, vai a R$ 56.980.

Os principais itens de série da versão Allura tem como principais itens: lanternas traseiras com guia de luz em LED e máscara negra; faróis e lanternas de neblina; ar-condicionado digital de duas zonas; piloto automático com limitador de velocidade; teto solar panorâmico; sensor de estacionamento traseiro; limpador de vidro traseiro com acionamento automático em marcha à ré; luzes de emergência para frenagem brusca; e central multimídia com tela tátil de 7 polegadas, Bluetooth, USB e espelhamento via Apple CarPlay e MirrorLink (a mesma de Aircross e do próprio C3).

O plano de revisão do modelo 208 para até 30 mil quilômetros tem um valor um tanto salgado: R$ 1.444 contra R$ 1.095 do C3, segundo dados oficiais da PSA.

Com uma plataforma mais nova, o Peugeot 208 possui coeficiente aerodinâmica ligeiramente superior e também é mais leve: 1.073 kg. Por isso conseguiu índices de consumo superiores no programa de etiquetagem do Inmetro.

 

Citroën C3 - Fácil e Tranquilo de dirigir

 

Se sua escolha for o Citroën C3, você dificilmente irá encontrar a versão mais barata, a Origine (R$ 46.490). Como perceber isso? Olhe para as ruas: você já viu algum C3 sem LEDs diurnos ou o belo para-brisa Zenith?

Para ter o carro mais simples, só encomendado e aguardando.

Já o modelo Tendance (R$ 52.690) que esta sempre exposto nas lojas, ainda é um modelo agradável, embora tenha simplificações em relação às configurações do lançamento em 2012.

Todas as superfícies em contato com as mãos são texturizadas, mas feitas de plástico duro. Tons de preto predominam, sem os detalhes cromados dos carros mais caros, painel de instrumentos é mais simples e não há LEDs internos para melhorar o conforto visual, sobretudo à noite. Tudo para reduzir custo de entrega e de manutenção.

Mas a pegada ao volante segue interessante: o 208 roda mais na mão, mas se o vendedor não ensinar como se ajusta o volante, pouco adianta. O C3 é "comum" e isso facilita, longe de ser algo ruim.

A direção elétrica não é solta, nem dinâmica demais, algo que agrada a um conjunto maior de motoristas. O mesmo vale para os pedais, menos sensíveis que no 208 e mais adequados para o uso geral, e para a suspensão, que doma bem os movimentos da cabine, mesmo com a maior altura -- ficou no passado dizer que carro de marca francesa é duro demais para o asfalto local.

Há o senão do câmbio manual, com cinco marchas, impreciso como no 208. Cambiar a todo instante é fundamental para manter o bom consumo, sobretudo na cidade, e a caixa ajuda pouco.

 

Qual lhe agradou mais?

Deixe seu comentario.

 

Se está à procura de um carro novo? Ou quer vender seu veículo pelo que ele realmente vale?

Você está no lugar certo!!

CarroBrasil - Pesquisou, comprou. Anuciou, vendeu.

Compartilhe esse post:

   
   

 

 

Seja o primeiro a comentar!

Top