Direção hidráulica ou elétrica?

Na hora de comprar um carro além de escolher a cor e o modelo, é importante prestar atenção ao tipo de direção que está levando para casa. Para diminuir o esforço na hora de estacionar, existem as direções hidráulica e elétrica. Tempos atrás estacionar fazendo baliza era um verdadeiro sacrifício para os motoristas. As direções eram pesadas, exigiam muito esforço para esterçar a direção, até que surgiu a direção hidráulica, e logo após a elétrica.

Confira em nosso estoque todos os veículos com direção hidráulica ou elétrica.

 

Então quais as diferenças entre direção hidráulica e elétrica?

A Direção Hidráulica é mais antiga e popular. Uma bomba faz circular o óleo dentro da caixa de direção, o que faz com que o volante fique bem mais leve. Já a Direção Elétrica pode ser totalmente Elétrica ou Eletrohidráulica. No primeiro caso, não há qualquer presença de óleo no sistema de direção, apenas um motor elétrico fixado junto à caixa de direção que auxilia os braços deixando-os mais leves.

Já o segundo tipo, a diferença para a hidráulica é que a bomba é acionada por um motor elétrico e não pelo motor do carro, evitando perda de potência. Ou seja, direção hidráulica e elétrica se assemelham, mas têm mecanismos bastante distintos.

Para finalizar, de acordo com os especialistas, as diferenças entre a direção hidráulica e elétrica está simplesmente no sistema de funcionamento, pois ambas são muito leves, e facilitam as manobras, seja para estacionar ou para uma simples curva.

Mas vale ressaltar que a direção elétrica tem algumas vantagens.

 

A primeira delas é que a manutenção da direção elétrica é praticamente inexistente, ao contrário da hidráulica. O segundo ponto diz respeito ao consumo, pois a hidráulica rouba potência o tempo todo, enquanto a elétrica só quando se vira o volante.

Na próxima compra de seu carro, saiba a diferença entre as duas direções.

Bom passeio, boa compra e respeite o transito.

Compartilhe esse post:

   
   

 

 

Seja o primeiro a comentar!

Top