Na temporada 2014 os carros de Fórmula 1 estão mais silenciosos

carro-formula1-2014-rbr

O motivo da redução do ruído esta no motor, no ano passado os carros de Formula 1 usavam um motor 2.4 V8 aspirado, na temporada 2014 os carros vem com novos motores 1.6 V6 turbo, o propulsor recebeu duras críticas por conta da “silencio” dos V6, comparado ao barulho dos antigos V8. Os novos V6 turbo produzem 760cv, a pressão do turbo é de 3,5 bar e esse ano também temos o limitador de rotação a 15.000rpm (os antigos V8 eram limitados a 18.000rpm). 

O resultado do novo motor é maior torque nas saídas de curva, tem também o novo sistema ERS que incorpora dois geradores de energia. Um deles é o MGU-K, que está conectado ao virabrequim do motor e recupera a energia cinética dissipada durante a frenagem. Essa energia acumulada pode ser usada pelo piloto a cada volta, num limite de até 160cv, funcionando como um motor elétrico. 

O Intercooler dos 1.6 V6 turbo ajuda no resfriamento do ar que entra no motor depois da compressão pelo turbo. A integração deste com os radiadores é muito importante para o desempenho geral do carro.

As novas regras da Fórmula 1 em 2014 obrigam as equipes a usar os motores por mais tempo. Nessa temporada há um limite de cinco motores que cada piloto pode usar durante todo o ano, ano passado o cada piloto podia usar ate 8 motores durante a temporada.

Compartilhe esse post:

   
   

 

 

Seja o primeiro a comentar!

Top