Procura por seminovos continua estável

feiroa

Enquanto as vendas de carros novos caminham para o 4º ano consecutivo de queda, o mercado de usados está resistindo melhor à crise, com destaque para a alta procura por modelos com até 3 anos de uso, os "seminovos".

De acordo com dados divulgados no mês passado pela federação de revendedores (Fenauto),  as negociações de veículos usados cresceram 8,5% de junho para julho, que teve 1.198.227 unidades com troca de proprietários.

Na comparação com julho de 2015, o desempenho é negativo em apenas 3% - uma diferença pequena se levarmos em consideração a queda de 20,2% dos modelos 0 km, no mesmo tipo de comparação.

De janeiro a julho, foram negociados 7,65 milhões de usados no Brasil, com queda de apenas 3,3% em relação ao volume do ano passado, diz a Fenauto.

No mesmo período, os emplacamentos de carros novos somaram 1,85 milhão, incluindo carros, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos, com baixa de 21% ante 2015.

“Pode-se dizer que, em termos de valores acumulados no mesmo período do ano anterior, a situação continua mostrando uma certa estabilidade", afirmou em nota o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos.

Caça aos Seminovos

O desempenho do setor de carros usados é sustentado pelo grande interesse em modelos seminovos, ou seja, aqueles com até 3 anos de uso. As vendas destes veículos subiram 22,8% nos 7 primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2015.

As demais "faixas de idade" apresentam queda de 12% a 17%. Os seminovos também já são a maior fatia do mercado de usados, com cerca de 35% do total negociado, passando os modelos que tem de 4 a 8 anos, que eram os mais negociados anteriormente.

E a expectativa para os próximos meses é otimista. "A sensação que temos é que os compradores ainda estão em compasso de espera, aguardando sinais mais evidentes de uma melhora na economia para fecharem novos negócios”, completou Santos.

 

Fonte: http://g1.globo.com/

Compartilhe esse post:

   
   

 

 

Seja o primeiro a comentar!

Top