A partir de janeiro de 2016 os veiculos usarão novas placas

nova-placa-mercosul

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou o novo modelo aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A placa de identificação veicular é um documento, portanto, deve conter dispositivos para dificultar a sua falsificação ou produção clandestina. No Brasil, a clonagem de placas veiculares é elevada. Além da sua utilização criminosa por quadrilhas de roubos de veículos, há inúmeros casos de proprietários que utilizam placas frias para driblar a fiscalização eletrônica e, assim, evitar as multas de trânsito. O modelo é o mesmo usado em outros países do Mercosul e futuramente será possível uma integração entre os dados dos países do grupo Mercosul. 

A categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), experiência (verde), diplomático (dourado) e colecionador (prateado). Será utilizado um filme na cor da categoria dos veículos com inscrições de segurança. 

No Brasil foi adotado o modelo que terá uma tira holográfica à esquerda, ao lado um código bidimensional, com a identificação do fabricante, a data de fabricação e o serial da placa.  No lado direito, será colocada a bandeira da unidade da Federação com o Brasão do Município de registro do veiculo.

Não será necessária a troca de placas dos veículos já emplacados no Brasil. As novas placas do padrão Mercosul serão obrigatórias a partir de janeiro de 2016 para os veículos novos, transferidos de município ou com troca de categoria.

Compartilhe esse post:

   
   

 

 

Seja o primeiro a comentar!

Top